Como colocar um sistema automatizado na minha empresa

Muitos empreendedores acreditam que a automação de uma empresa está relacionada apenas à aquisição de software ou equipamentos de informática.

No entanto, nem sempre é assim. O processo de automação é iniciado pelo mapeamento e organização de cada modelo de negócio, e implica na adoção de uma cultura de gerenciamento.

Existem vários tipos de automação que uma empresa poderia obter, como compras, vendas, controle de estoques, cadastro de clientes, consultas, controle de luz e aparelhos eletrônicos, controle no gasto de energia, etc.

Além disso, um sistema automatizado também pode envolver o uso de ferramentas para execução das atividades operacionais e de rotina de uma empresa.

A automação de processos realmente ajuda minha empresa?

Com a automação de serviços, funcionários e fornecedores conseguem simplificar etapas, processos e práticas diárias nos negócios. Os resultados são excelentes e, assim, é possível desfrutá-los em pouco tempo: além de mais produtividade, você ganha mais tempo para o cenário em que atua e mais oportunidades para investir em novas estratégias corporativas. Dessa forma, você atinge uma taxa de eficiência mais alta em todas as etapas do seu negócio.

Por tanto, se você ainda não está tão convencido assim, confira a seguinte lista com mais alguns  benefícios da automação de sistemas:

  1. Aumento da eficiência -> a automação traz padronização de procedimentos, dessa forma, reduz o retrabalho e otimiza o tempo de cada funcionário na empresa. Consequentemente, a qualidade dos processos aumenta.
  2. Diminuição de tarefas repetitivas -> Ao automatizar tarefas mais difíceis, você permite que sua equipe invista em melhorias gerais da empresa, como por exemplo uma nova forma de vender, mais tempo na negociação, melhor planejamento e um maior tempo para focar em inovação.
  3. Análise do desempenho -> O sistema automatizado colhe os dados que dão acesso a diagnósticos bastante eficientes sobre o desempenho dos processos empresariais. A automação gera relatórios, planilhas e informações que facilitam a análise da situação atual em que a empresa se encontra.
  4. Redução de custos -> Esse é um dos principais motivos que faz com que os empresários procurem e invistam em automação de suas empresas. A automação potencializa o processo produtivo, poupando recursos — incluindo recursos humanos, que são alocados em setores com maior necessidade. 

Quais os primeiros passos para se ter um sistema automatizado?

  1. Primeiramente, a empresa precisa entender porque a sua situação atual não é tão eficiente como poderia ser. E isso pode acontecer de diversas formas, tanto com a descoberta de softwares especializados como com a percepção de que a concorrência está, de alguma maneira, entregando mais valor com menos custos.
  2. Logo depois da fase 1, a empresa precisa se abrir para as mudanças que a automatização de tarefas proporcionará. 
  3. Mapear as atividades e rotinas exercidas no ambiente de trabalho. Em geral, aquelas tarefas que envolvem repetição e padrões definidos costumam ser mais propensas à automação.
  4. Dependendo do tipo de automação requerida, escolher uma empresa de confiança e de qualidade para prestar o serviço.

Por que investir na automação?

Por fim, além dos benefícios que já listamos, investir na automação empresarial não só vale a pena, como é fundamental para a companhia, isso por dois principais motivos: produtividade e competitividade. Ao otimizar processos e tornar as operações mais eficientes, as ferramentas tecnológicas elevam além de quantidade, a qualidade de produção de um negócio, um fator básico para o seu funcionamento.

Sobre a Mecajun

A Mecajun é uma empresa júnior composta de futuros engenheiros mecatrônicos da Universidade de Brasília. Já estamos a mais de 18 anos no mercado de automação, tanto industrial, predial e residencial. A Mecajun terá o maior prazer em te ajudar com a automação de sua empresa, fornecendo sempre o melhor serviço e com preços acessíveis para qualquer empresa. Aguardamos seu contato!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *